Hortinha para Crianças Urbanóides (Luciana Musa)

Assim como (provavelmente) os seus filhos, os raros momentos em que as minhas crianças tem contato com a natureza é quando dão sorte e eu consigo vencer minha preguiça de final de semana para levá-los ao parquinho, ou quando cai na mão deles alguma foto “exótica” de um lugar “distante” como a floresta Amazônica. 

Sendo assim, podemos dizer que o contato das minhas crianças com a terra se resume ao pouco que eles conseguiram ingerir ao longo destes anos em tanques de areia nos parques de São de Paulo.

Por sorte, meus pais tem um sítio lindo em Ibiúna e nestas férias de julho passamos 10 dias em contato com a natureza – de verdade.

As crianças estavam superempolgadas para curtir o dia-a-dia do sítio:  subir em árvores, andar a cavalo, pescar e, principalmente, plantar mudinhas de alface na horta. Que maravilha a ideia de plantar uma mudinha, regá-la, esperá-la crescer e depois ver a tal da alface virar salada!

Mas, como tudo na vida, uma coisa é a teoria e outra é a prática. 

No melhor estilo extra-terrestres, estas crianças urbanóides se aproximaram da horta com uma boa dose de cautela. Note a linguagem corporal da criança à sua esquerda na foto abaixo: olhar atento, braços arqueados para trás – caso precise fugir de algum perigo iminente.

Horta_CriancaMedo

Depois, a reação das crianças foi a de tentar encontrar algum objeto para evitar o contato direto das mãozinhas urbanóides com a terra. Realmente, uma pessoa não peca por ser cautelosa. Meu filho lembrou bem, no momento da foto abaixo, que em um dos seus joguinhos de videogame o herói pode, de fato, ser engolido ainda vivo pela terra. Vai saber, não é gente? Cada um com a sua referência.

Horta_Cavando

A medida em que eles foram percebendo que nenhum bicho bizarro pularia na cara deles e que seus braços continuavam intactos,  eles foram desencanando, curtindo o contato com a terra, sacando um método próprio para organizar as mudinhas de alface e, de fato, colocando a mão na massa!

Eles se divertiram tanto, que os mais destemidos se animaram a caçar minhocas. Animação até demais para uma mãe urbanóide que nem eu. 

Ps:  Sim, a criança na foto abaixo está balançando alegremente uma minhoca em apuros. :/

Horta_Minhoca

 

Luciana Musa tem um blog chamado Conselhos de Mãe. Ela é mãe de duas crianças fofíssimas que estudam com a Pequena Gourmet 🙂

Anúncios